Bicho-Papão do Imobiliário

28 julho 2016
Bicho-Papão do Imobiliário

Existe pouco conhecimento, da parte de proprietários de imóveis, relativamente ao serviço de mediação ou consultoria imobiliária. A maioria das pessoas não quer sequer perceber, no entanto, uma coisa é certa: quando chega a altura de vender, todos querem a maior rentabilização, o mais rapidamente possível, e, de preferência, sem custos intermediários.

Antes de chegar à questão do EXCLUSIVO e COMISSÃO, gostava só de contextualizar o negócio de vender uma casa. Há que encarar a venda de um imóvel como um negócio, mas um negócio complexo. Não é a mesma coisa que vender um carro usado ou um móvel no OLX, existem regras legais para cumprir, ferramentas e bases de dados para chegar ao "valor de mercado" (que normalmente, apenas empresas da área têm acesso), os valores são muito elevados, as burocracias são exigentes, e todo o processo de venda pode ser bastante complexo, demorado, difícil e até stressante, para quem não está habituado. Por isso é que existem agências imobiliárias e por isso é que a profissão de agente/consultor/broker imobiliário (👤) existe.

O que um 👤 faz, aparentemente, é um trabalho fácil e que todos conseguimos fazer, com ferramentas como o Imovirtual, Casa Sapo, Idealista, entre outros. De seguida enumero alguns pontos que poucos "particulares" conseguem fazer sozinhos e que justificam, em vários sentidos, a contratação de um 👤.

  1. análise de mercado
  2. boa descrição do imóvel
  3. preço adequado
  4. fotografias profissionais
  5. certificação energética
  6. promoção do imóvel
  7. acesso a base de dados de compradores
  8. acesso a rede de 👤
  9. gestão de contactos
  10. agendamento de visitas
  11. mostrar imóvel
  12. receber propostas
  13. negociar propostas
  14. burocracia
  15. contrato promessa
  16. mais burocracia
  17. escritura
  18. fim do negócio

 

Por vezes, o melhor é trabalhar com profissionais da área, mesmo. O melhor do negócio é que só paga comissão quando e se vender a casa; não perde tempo; e não tem de passar o dia todo a atender chamadas (a maior parte delas, de 👤).

 

EXCLUSIVO

O que é um Exclusivo na mediação imobiliária?

Esta é a pergunta que todos os 👤 gostariam de ouvir e responder, no entanto, quando se fala de exclusivo (ou mesmo sem falar disso), a primeira coisa que a pessoa diz é "Não quero/ Não dou Exclusivo". A pergunta que o 👤 devia fazer, mas não faz, para não parecer incorreto é: "Mas sabe como funciona e o que significa um Exclusivo?". A resposta normalmente é "não" ou uma noção pouco conhecedora do tema.

Um Exclusivo é um contrato entre o(s) proprietário(s) e a agência imobiliária, em que o primeiro concede ao segundo o direito de promover o imóvel em exclusivo, passando a ser esta, a única entidade com autorização para comercializar o imóvel em questão.

Disclaimer: Este contrato não invalida nem proibe nenhum 👤 (de qualquer agência) de apresentar uma proposta de compra, em nome dos seus clientes (a agência contratada pode não querer partilhar o negócio com algumas agências, mas isso é outro tema).

Este contrato não invalida nem proibe nenhum consultor de apresentar uma proposta de compra, em nome dos seus clientes

 

VANTAGENS DO EXCLUSIVO

1. Um único interlocutor

Com Exclusivo, o cliente só fala com uma pessoa, facilitando a comunicação e a compreensão de como corre a promoção, como otimizar o negócio, quantas visitas houve, propostas, etc.

2. Foco do 👤

Com Exclusivo, o foco do 👤 será vender o mais rapidamente, pelo melhor valor possível, negociando e defendendo os interesses do seu cliente: o proprietário. Sem Exclusivo (em Aberto), o cliente é o comprador, por isso o 👤 vai tentar negociar o valor do imóvel (normalmente para baixo) e não existe nenhum compromisso de tempo, sendo que existem outros negócios prioritários (imóveis exclusivos em carteira) que merecem maior dedicação de tempo.

3. Partilha

Com Exclusivo, a divulgação do negócio será feita sem constrangimentos, enquanto que em Aberto, a promoção será tímida, limitando obviamente a partilha e o alcance do imóvel, principalmente quando se trata de agências mais pequenas.

4. Rede

Com Exclusivo, um 👤 partilha com a sua rede o negócio que tem em mãos. Sem Exclusivo, não faz sentido partilhar internamente, porque o trabalho será praticamente todo da responsabilidade de quem arranja o comprador.

5. Investimento

Com Exclusivo, o 👤 pode investir dinheiro em material promocional, sem se preocupar se amanhã o imóvel é vendido, e perde esse investimento. Sem Exclusivo, o 👤 vai gastar o menos possível e usar as mesmas ferramentas que todo o mundo tem acesso, sem se distinguir nem destacar dos outros.

 

Vantagens do Exclusivo: um único interlocutor, foco, partilha,rede, investimento

 

COMISSÃO

Qual é a Comissão habitual deste tipo de serviço?

A comissão normal são 5% ou 6%. Há quem faça mais, há quem faça menos, mas estas são as percentagens habituais em Portugal.

O negócio pode ser dividido e partilhado em duas partes iguais (2,5%/2,5% ou 3%/3%), sendo que a primeira metade é para o 👤 que tem a angariação (o contrato com o proprietário) e a segunda para quem consegue o comprador. Se considerarmos tudo o que foi referido anteriormente, estas percentagens são convertidas em valores adequados a todo o trabalho que é feito.

Mais ainda, segundo as estatísticas, sem mediação, os imóveis acabam sempre por ser negociados e vendidos bem abaixo dos 6%, ou seja, o proprietário fica sempre a ganhar com a ajuda de um 👤.

 

Resumindo,

Tem uma casa para vender?

Contrate um 👤!

 

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 JV

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